Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Hoje em postagem especial do blog Espírito Santo Turismo, vamos tratar de um assunto, muito comentando não só no Brasil, mais no mundo todo. Vamos ouvir opiniões diversas sobre o assunto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo muito comentada na internet, televisões e radios. Sera que essa Usina vale mesmo apena ser construida ?

Os que são a favor da construção

 A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua localização é o Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará. Quando ficar pronta, em 2015, a Usina de Belo Monte deve gerar 41,6 milhões de megawatts por ano, o suficiente para atender ao consumo de 20 milhões de pessoas durante um ano.
As cidades de Altamira e Vitória do Xingu terão grandes áreas inundadas, o que pode prejudicar os agricultores locais e a população ribeirinha. Por outro lado, a construção da usina pode ajudar no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos. As terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu serão afetadas pela diminuição da vazão do rio, causando prejuízos para uma população que depende do rio para pesca, plantação e transporte. A questão das terras indígenas e o impacto ambiental são as principais polêmicas que envolvem a construção da usina.
A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.


Construção da usina em andamento

Os que são contra a construção da Usina

Muitos ambientalistas e pessoas cansada de desmatamento, aquecimento global, e um desenvolvimento sem pensar, seguem um movimento chamado Projeto Gota D´ Água, quem quiser assinar um pedido para paralisar a obra, que vai ser entregue a Dilma, ou saber mais do projeto pode entra no site http://www.movimentogotadagua.com.br/ . Ou também curtir a pagina deles no Facebook e ficar por dentro das noticias do movimento, https://www.facebook.com/movimentogotadagua?fref=ts. Assista agora o Vídeo sobre o lado contra a construção: 


Vídeo sobre o local onde vai ser construído a Hidrelétrica, apesar de ter o inicio um pouco igual é diferente.


Propaganda do Movimento

Propaganda no Facebook

Área atingida pelo construção da empresa

Localização da Hidrelétrica de Belo Monte 

Faculdades de grande porte como Unicamp publicarão analise sobre a construção

A faculdade Unicamp, junto com outras grandes Universidades publico um documento mostrando o grande estrago no meio ambiente que essa construção pode causa. Para ler basta clicar no link abaixo http://www.xinguvivo.org.br/wp-content/uploads/2010/10/Belo_Monte_Painel_especialistas_EIA.pdf e ter o programa que visualiza arquivo pdf no computador.
Agora que conheceu os dois lados nesse post especial do Espírito Santo Turismo, escolha sua opinião e o que acha sobre o assunto. Obrigado pela atenção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário