Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

Viana


Geografiageografia.jpg
Localizada a 22 km da capital, Viana se configura como o terceiro município da Região Metropolitana em extensão territorial. Antes das divisões de suas terras, a extensão do município era de aproximadamente 32 léguas, até o Quartel do Príncipe, nas fronteiras com Minas Gerais.
Ao longo do tempo, porém, o território vianense foi diminuindo. O município perdeu para Cachoeiro de Itapemirim o Distrito de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo e o Aldeamento Imperial Alfonsino, e com eles todo o território que abrange atualmente os municípios de Castelo, Muniz Freire e Iúna, desanexados definitivamente em março de 1867.
Em 1893, por força de decreto, perdeu Domingos Martins. Em 1914 perdeu parte do terreno para Cariacica. No ano de 1943, também por força de decreto, Guarapari recebeu toda a zona Baía Nova - Jacarandá, em compensação à cessão do Distrito da Sagrada Família feita ao município de Alfredo Chaves.
Hoje, com 311,08 km² de extensão, Viana possui 18 bairros e 49 loteamentos. A localização privilegiada transforma Viana em um grande elo entre o litoral e a região serrana do Espírito Santo e o Estado de Minas Gerais, pela BR 262, bem como entre o Sul e o Norte capixaba, pela BR101.
BAIRROS
LOTEAMENTOS
01
Viana - Centro
Cabral – Santo Agostinho – Santa Terezinha – Nova Viana – Nova Viana I – Sede – Verona
02
Bom Pastor
Vila Nova – Bom Pastor – Chácaras Pedra Negra - Pimentas
03
Ribeira
Ribeira – Buiaiaras - Pimentas
04
Universal
Calabouço – Parque do Flamengo – Vila Nova – Universal - Ipanema
05
Canaã
Canaã – Calabouço
06
Primavera
Primavera – Guaritas – Treze de Maio – Vista Linda – Chácaras Beira Rio
07
Marcílio de Noronha
Marcílio de Noronha – Industrial - Guaritas
08
Vila Bethânia
Guaritas – Seminário – Vila Bethânia
09
Nova Bethânia
Contendas – Nova Vila Bethânia – Eldorado – Santa Terezinha (Lagoa Azul)
10
Areinha
Soteco – Vale do Sol A, B, C, D – Areinha A, B, C, D
11
Arlindo Ângelo Villaschi
Arlindo Ângelo Villaschi
12
Caxias do Sul
Guaritas – Caxias do Sul – Soteco – parte de Arlindo Ângelo Villaschi
13
Campo Verde
Simmer Setor Caic – Campo Verde – Parque Residencial Bethânia
14
Morada Bethânia
Morada Vila Bethânia – Jardim Vila Bethânia
15
Parque Industrial
Guaritas – Garoupa – Calabouço – Buiaiaras - Ribeira
16
Jucu
Antártica – Jucu – Village Belém – Nova Belém
17
Araçatiba
Araçatiba – Mamoeiro – Seringal
18
Boa Esperança
Parte da Fazenda Boa Esperança – Alecrim Bonito e Pedra da Mulata


Relevo
O município possui um relevo montanhoso, composto pela cordilheira de São Paulo, pelas serras de Biriricas e pelos montes de Itaúnas e Araçatiba, pertencentes à Serra Geral. Há também grandes planícies em Araçatiba e às margens do rio Jucu.
Hidrografia
Viana é banhada pela bacia do rio Jucu e pelos rios Biriricas, Peixe Verde, Formate, Calçado, Jacarandá e Santo Agostinho.
Vegetação
Há florestas perenifólias na região serrana e subperenifólias nas áreas mais secas.
Clima
O clima é tropical, com período de chuvas de outubro a janeiro.
Divisas
Os limites de município são:
- Guarapari ao Sul
- Cariacica ao Norte
- Vila Velha a Leste
- Domingos Martins a Oeste.


Igreja Nossa Senhora da Conceição 

Um dos principais monumentos históricos de Viana, a Igreja Nossa Senhora da Conceição situa-se no centro do município. É um monumento de arquitetura barroca, construído no período de 1815 a 1817 pelos colonos açorianos. A primeira missa foi celebrada em 24 dejunho de 1816, e a inauguração solene da igreja foi em 1817. A igreja foi tombada, em março de 1983, pelo Conselho Estadual de Cultura que reconheceu sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.

Localização: Rua Alvimar Silva (Colina da Igreja), Centro - Viana.
Telefone de contato: (27) 3255-1237 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
Celebrações: Domingos às 07:30 hs e às 19:00 hs.
Quartas-Feiras às 19:30 hs



















Estação Ferroviária 

A Estação Ferroviária de Viana foi inaugurada em 12 de julho de 1895 pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, sendo um marco para o trecho ferroviário, uma vez que foi a primeira a ser construída, ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim.
Nos anos 60, a estação passou a ser denominada Jabaeté, voltando depois ao nome original. Ela está localizada no km 540 da linha do litoral da Ferrovia Centro Atlântica - atual nome da estrada de ferro - a uma altitude de 15 metros acima do nível do mar.
Hoje é ponto de partida do passeio turístico “Trem das Montanhas Capixabas”. Que acontece todos os finais de semanas e feriados.

Endereço: Rua Coronel Vieira Pimentel, S/N, Centro – Viana.
Telefone de Contato: (27) 3255-3189
Horários de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 18:00 hs.
Sábados, Domingos e Feriados, das 08:00 às 17:00 hs









Locomotiva 

Ao lado da estação ferroviária de Viana, está em exposição à locomotiva 62, original da Baldwin Locomotive Works - Philadelphia, fabricada em 1917. A locomotiva pertenceu originalmente ao exército francês durante a Primeira Guerra Mundial para operar nas linhas de trincheiras e de retaguarda na França.
Após essa operação, foi alienada como excedente de guerra, vindo a servir, nos anos 50, às usinas Santa Helena e São João, esta localizada próxima à cidade de João Pessoa, Paraíba.
Em 1983, a atividade de transporte ferroviário da usina foi desativada e a locomotiva saiu de circulação. Depois de anos fora de uso, em 2002, foi adquirida e restaurada pelo colecionador Márcio Manela, sendo utilizada na ferrovia Estrada de Ferro da Fazenda Mato Alto, em Guaratiba, Rio de Janeiro.
A Prefeitura Municipal de Viana adquiriu a locomotiva 62, em 2006, para realizar o passeio Trem Turístico Cul tural, em um circuito interno no Parque Natural Rota das Garças, que será construído na sede de Viana.


















Casarão 

O casarão, localizado no centro de Viana, pertenceu à Família Lyrio, uma das mais tradicionais do município. Estima-se que foi construído na metade do século XIX. Contam os antigos moradores que o casarão recebeu a visita de Dom Pedro II. O local abriga em seu interior uma galeria de arte, onde são realizadas diversas exposições. Também conta com um anexo, espaço que cumpre a função de um centro de vivência.

Localização: Rua Getúlio Vargas, S/n, Centro – Viana.
Telefone de Contato: (27) 3255-1346
Horários de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 10:00 às 18:00 hs








Casa de Cultura 

Apresenta uma exposição permanente que retrata a história do município em diversos aspectos. Painéis, fotografias, reprodução de textos e mapas estão expostos no local. A casa foi reformada em 2007 e conta com um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados. O principal espaço é destinado ao show room, que inclui, entre outras relíquias, a Carta de Doação de Terras aos imigrantes açorianos e fotos antigas da Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, construída em Araçatiba no século XVII. Livros, fotos de família e réplicas de trajes utilizados pelos primeiros habitantes também fazem parte desta viagem ao passado de Viana.

Localização: Avenida Florentino Ávidos, s/n, Centro - Viana.
Telefone de contato: 3255-1511
Horários de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 10:00 às 18:00 hs.


 







































Nenhum comentário:

Postar um comentário